Uma bela residência de 230 m², em Viamão (RS) abriga a rotina da arquiteta Gabriela Ordahy. Ampla e arejada, um dos destaques arquitetônicos fica por conta do pé-direito duplo, com o mezanino da área social, reforçando o estilo modernista.
O conceito foi criar uma casa com ares de loft, valorizando o convívio. Além da áreas internas integradas, em alguns casos a delimitação foi feita apenas pelo nivelamento, como no living, respeitando a declividade do terreno, a unificação dos ambientes com a área externa traz bem-estar a moradora.
“Trabalhei com linhas retas, optei por paredes em concreto aparente e o resultado reflete a proposta de um lar simples e aconchegante. Essa técnica ganhou força com Le Corbusier, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, por exemplo. Aprecio muito esses profissionais.”
Entre os materiais utilizados, o mix entre madeira de demolição, concreto aparente e vidro garante um perfil arrojado a construção. Para decoração Gabriela conta que muitos objetos foram garimpados em viagens. Além deles, itens pessoais e referências trazidas de sua família ganham espaço no projeto. Em destaque, um relógio antigo, uma balança de joalheria herdada do pai e um pote de vidro que foi presente do avô. Tais elementos importantes na história da família se unem a obras de arte, como os quadros assinados por Marcelo Hubner e Vitor Senger, e também a poltrona Barcelona, de Mies Van der Rohe.
23/09/2021